De decoração a equipamentos e exposições diferenciadas: veja como atrair clientes na loja

O que agrada aos olhos, o cliente compra. Tudo o que é visual, portanto, pode ser explorado pelo varejista para aumentar suas vendas. E isso passa por ambientar seções, decorar gôndolas, sinalizar melhor itens de maior valor agregado e até agrupar produtos que caracterizem uma nova solução de consumo para o cliente.

Selecionamos ideias implementadas em supermercados e outros canais de varejo que podem servir de referência para você. A partir delas, avalie o que seria interessante para sua loja e o que se encaixa no seu padrão visual e posicionamento. Acompanhe.

1. Recursos Digitais
Utilizar novas tecnologias para levar informações ao consumidor ou alertar sobre a presença de determinados produtos confere imagem de modernidade à loja, impacta visualmente o cliente e ajuda a vender mais.

2. Decoração Rústica
A ideia não vem de um supermercado, mas pode servir de inspiração. A utilização de barris de madeira como expositores torna essa loja mais sofisticada, principalmente quando aliada ao uso de vitrines para expor os pães fabricados.

3. Bonito e Apetitoso
A foto é de um pequeno supermercado de Paris, na França. O varejista aproveitou a beleza de algumas variedades de queijos que não precisam de refrigeração para montar essa exposição.

Em vez de etiquetas comuns de preço, ele utiliza pequenas plaquetinhas pretas, que destacam o tipo de queijo exposto e o preço. A ideia pode ser interessante sobretudo para supermercados que trabalham com importação.

4. Design Sofisticado
Gôndolas arredondadas dão sempre um ar de modernidade à loja. O ideal é você escolher uma seção cujos produtos estejam associados ao prazer de consumo e que ofereçam maiores margens.

5. Simplicidade com Informação
O exemplo dessa foto vem dos orgânicos, mas serve para muitos outros produtos. Aqui, o varejista consegue deixar bem visível o tipo de alimento disponível naquela gôndola.

Isso é interessante nas seções em que os produtos são parecidos visualmente, como os hortifrútis. A iniciativa pode ser simples, mas muitas vendas deixam de ser feitas porque o consumidor não encontra o que está procurando devido à desorganização das gôndolas.

6. Soluções Diferentes
Se a proposta da sua loja é de conveniência, pode ser interessante testar essa ideia. Esse expositor concentra diversos tipos de sobremesa produzidos no próprio supermercado, como saladas de frutas, mousses, tortas e doces confeitados na padaria.

O interessante é montar essa solução de compra perto de produtos usados no preparo das refeições principais, especialmente nos fins de semana. Outra possibilidade é próximo a corredores com maior fluxo de consumidor, para estimular a compra de indulgência.

Fonte: Supermercado Moderno