O canal movimentou R$ 48,4 bi em vendas para o consumidor final no período

A empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International divulgou novos dados sobre o segmento de varejo. A edição 2018 da pesquisa apontou que o cenário negativo da economia brasileira favoreceu as vendas por meio do canal atacarejo.

Dados da consultoria indicam que o crescimento do canal atacarejo (‘warehouse clubs’ na denominação da Euromonitor International) foi de 11% no Brasil em 2017, movimentando R$ 48,4 bilhões em vendas para o consumidor final, enquanto o varejo alimentar (‘grocery retailers’ na denominação da Euromonitor International) como um todo, que inclui supermercados, hipermercados, lojas especializadas em alimentos/bebidas e lojas de conveniência, apresentou um crescimento de 3,7%.

Com esse crescimento, o atacarejo ganhou mais relevância no varejo no Brasil e já representa 5% do total de vendas.

“O cenário econômico negativo exerceu uma forte pressão sobre o varejo brasileiro em 2015 e 2016. Contudo, alguns canais, como o atacarejo, foram favorecidos pelo orçamento limitado dos consumidores. Uma vez que os custos de operação tendem a ser mais baixos para os ‘atacarejistas’, eles conseguem oferecer menores preços pelos produtos. Assim, aquelas pessoas que buscavam novas soluções migraram dos super/hipermercados para o atacarejo”, comenta Marília Borges, analista de pesquisa da Euromonitor International.

A analista comenta que a migração de novos consumidores exigiu um investimento por parte dos atacarejos em melhorias de infraestrutura a fim de fidelizar o consumidor e garantir que ele não retorne aos canais mais tradicionais com a retomada da economia.

“Apesar da principal base de clientes dos atacarejos ser ainda composta por pequenos estabelecimentos comerciais, esse canal vem investindo na adaptação de suas lojas – incluindo instalação de ar condicionado, luzes LED e oferta de pagamento por meio de cartões próprios – para tornar mais ‘confortável’ a experiência de compra para os consumidores finais que estavam acostumados com os super e hipermercados”, comenta Borges.

Dados da Euromonitor International indicam que o canal de atacarejos continuará a ganhar relevância nos próximos cinco anos. A consultoria projeta um crescimento médio anual das vendas ao consumidor final de 6% até 2022 (valor deflacionado, com preços constantes de 2017).

“Mesmo com a recuperação econômica e um retorno gradual da renda do brasileiro aos níveis pré-crise, os consumidores que se adaptaram aos preços mais baixos do atacarejo provavelmente manterão o novo hábito e dificilmente retornarão para os super/hipermercados no curto prazo”, finaliza Borges.

Nota: Dados da Euromonitor International só consideram vendas para consumidores finais (pessoas físicas), excluindo as vendas B2B.

Fonte: Supermercado Moderno