Umas das grandes preocupações das redes varejistas é fazer a armazenagem correta dos produtos, sendo a fácil localização de um produto no estoque um ponto crucial dessa armazenagem correta.Um grande aliado em fazer com que essa localização seja simples e eficaz é o endereçamento logístico.

O papel do endereçamento logístico no estoque é muito importante. Um bom endereçamento é aquele que qualquer pessoa que entre no estoque consiga localizar o item. Além de ajudar na localização, também contribui para um bom controle do estoque, pois quando um item se concentra em um único lugar fica muito mais fácil controlar a entrada e a saída do mesmo.

Veja como funciona o endereço logístico e como deve ser aplicado.

O endereço logístico dentro de um estoque pode ser entendido da mesma forma que identificamos as residências e ou moradias, atráves de ruas, números de casas e ou edifícios, andares e números de apartamentos, sendo aplicado da seguinte forma: corredores (ruas), módulos ou colunas (edifícios/casas), nível (andar) e vão ou sequência (apartamento).

Podemos colocar que a forma como é utilizado a localização das posições de armazenamento, deixa simples e de fácil entendimento, pois faz parte da vida das pessoas.

Segundo João Alves Neto, (Diretor da Planner Etiquetas Especiais) Um princípio importante no conceito de endereçamento de armazéns é evitar o uso de letras. Estas são limitadas, confusas e não fazem uma referência direta de localização em nossa mente. Por exemplo, se uma pessoa estiver na rua 4 e precisar direcionar-se até a rua 14, imediatamente ela sabe que precisará deslocar-se dez ruas. Mas, se estiver na rua “D” e precisar ir até a rua “O”, quantas ruas terá de deslocar-se? O cálculo fica muito mais demorado.

Como é classificado cada componente do endereço:

endereco1

Corredor: É identificada como Rua. A rua ou corredor não pode ter repetição, deve ser único dentro da mesma área.

Módulo: É identificada como Colunas. Os módulos ou colunas também são chamados como a simbologia de prédios/edifícios, pois de forma como é o endereçamento de uma cidade, cada rua (corredor) tem prédios (módulos) dos dois lados. Pode-se usar a mesma ideia como é nas cidades ou bairros, identificando um lado do corredor com número par e o outro com impar.

Nível: Corresponde aos andares de um prédio (módulo). É interessante fazer a inclusão de númeração de o nível mais baixo para o mais alto, como é atualmente em um prédio.

Vão: Podemos também chamar de apartamento, pois o vão fica dentro de cada nível, podendo haver um ou diversos apartamentos.

Abaixo um exemplo de como ficaria o endereço logístico:

endereco2

Uma dica importante: Mantenha produtos mais populares e com maior giro em áreas de destaque no estoque. Ao mesmo tempo, verifique se os que tenham menos giro não estejam ocupando posições privilegiadas, assim o tempo de deslocamento dentro do estoque não seja ampliado na procura dos produtos com alto giro.

Fonte: blog.bluesoft.com.br